domingo, 11 de dezembro de 2011

Batatas aromáticas

Há algum tempo estava pensando em adquirir um processador de legumes. À primeira vista ele pode parecer um eletrodoméstico supérfluo, pois com uma faca bem afiada e um pouco de paciência é possível obter legumes finamente fatiados . Eu particularmente acho que esta é uma ótima forma de meditação na cozinha. Afinal, cortar tudo cuidadosamente para que as fatias fiquem com espessura parecida, é um ótimo exercício de 'estar aqui e agora'. =]

 No entanto, na correria do dia-a-dia, uso um ralador é para poupar tempo, mas de vez em quando acabo me 'empolgando' e quase ralo os dedos também! =] Então, resolvi me presentear com um processador de legumes, que me pouparia alguns minutos (e alguns dedos) durante esta tarefa. Para estreá-lo, resolvi fazer algo rápido para o almoço de hoje.

Passei as batatas pelo processador utilizando o acessório para obter fatias grossas. No entanto, algumas ficaram tão finas quanto uma pétala de rosa. Ok, sem problemas! Mas desse jeito ficariam perfeitas para fazer batatas chips crocantes e sequinhas. Cozinhei as batatas na água e sal até que ficassem macias, mas sem desmanchar, e deixei escorrer. Enquanto isso, aqueci um pouco de azeite de oliva. A ele acrescentei pitadas de pimenta-calabresa, páprica, pimenta-do-reino, alecrim e sementes de mostarda amarela. Quando senti o cheirinho gostoso se desprendendo, joguei na panela a batata e mexi a panela para que o azeite e as especiarias envolvessem as delicadas fatias. Pronto!

Para acompanhar, só fiz mesmo arroz branco e cenoura cozinha (em rodelas, é claro!). Tudo bem que minhas batatas aromáticas mereciam um acompanhamento mais elaborado. Mas depois de uma semana corrida e cansativa, ainda não me animei para ir ao hortifruti ou ao supermercado fazer compras e geladeira me aferece poucas opções hoje. Fica para a próxima. I promise!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!