domingo, 18 de setembro de 2011

Batatas Gratinadas

Na semana passada, dei uma olhada na geladeira e vi que (ainda) havia algumas batatas. Aí me lembrei da receita de  "Alu Gouranga" (batatas gratinadas) do livro "Gosto Superior - Receitas Vegetarianas da Índia", que usei como base. A receita, extraída do livro, é a seguinte:

ALU GOURANGA
Batatas gratinadas
         Preparação e cozimento: 45 minutos.

10 batatas
500 gramas de creme de leite fresco
100 gramas de manteiga
200 gramas de panir fresco
2 colheres de sopa de leite em pó
25 gramas de coentro fresco picado
3 colheres de sopa de coentro em pó
1 pitada de assafétida
4 colheres de chá de sal

Descasque, lave e corte as batatas em fatias finas. Unte uma forma refratária com manteiga e forre o fundo com as fatias de batatas. Salpique levemente com assafétida e coentro fresco em pó. Em seguida, cubra com uma camada de panir em migalhas, manteiga em pedacinhos e creme de leite. Repita a operação mais duas vezes. Termine com o leite em pó, cubra com uma folha de alumínio e leve ao forno quente por 30 minutos. 10 minutos antes de retirar, remova a folha de alumínio para que se forme uma crosta dourada. Sirva quente.

(Fonte: "Gosto Superior - Receitas Vegetarianas da Índia", p. 86 - Fundação Bhaktivedanta, São Paulo, 1992)


Para simplificar minha preparação quanto aos temperos (já que não tenho todos eles em casa) e ao modo de preparo (para ser mais rápido). Descasquei as batatas, cortei-as em pedaços pequenos e cozinhei-as no microondas, numa daquelas cestas para cozimento a vapor (por pouco tempo, para que elas ainda ficassem um pouco durinhas - já que elas iriam ao forno, o restante do cozimento seria lá).

 Enquanto isso, em uma panela, derreti um pouco de manteiga e refoguei cebola picadinha, alecrim, orégano e curry (não o 'verdadeiro', mas a mistura de temperos que conhecemos aqui como curry). Também acrescentei uma pitada de pimenta do reino e páprica doce. Vale aqui ressaltar que, quando preparo minhas refeições, não coloco todos os ingredientes ao mesmo tempo. Acrescento o primeiro e, só depois de sentir seu delicioso aroma perfumar minha cozinha, coloco o seguinte. E tudo em fogo baixo. Não sei se esta é a maneira 'indicada' pelos chefs, mas para mim é a mais intuitiva e gostosa. Isso é o que me importa!

Pois bem... Quando senti que os temperos estavam no ponto, acrescentei um pouquinho de água e deixei levantar fervura. Depois, acrescentei uma caixinha de creme de leite, misturei bem  e adicionei sal. Acrescentei as batatas, deixei aquecer e desliguei o fogo assim que começou a borbulhar. Passei esta mistura para um refratário pequeno, coloquei bastante queijo parmesão  (ralado na hora) por cima, cobri com papel alumínio e levei ao fogo por uns 15 minutos, só para derreter o queijo. Depois disso, retirei o papel, desliguei o forno e deixei lá por uns cinco minutinhos, só para "secar" um pouco.

Servi acompanhada da minha receita básica de arroz (uso o tipo parboilizado), preparado 'como mamãe me ensinou', ou seja, temperado só com alho e cebola. E nada mais. Ficou maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!