domingo, 18 de setembro de 2011

Dahl de lentilha

Para esta preparação, me inspirei na receita de "Gujarati Urad Dahl", extraída do livro  "Gosto Superior - Receitas Vegetarianas da Índia". Antes da receita original, apenas um parêntese para traduzir o que é o "Urad dahl". Segundo o próprio livro, "a palavra dahl se refere aos grãos provenientes das leguminosas das quais foram retiradas as vagens e em seguida partidos ao meio. (...) Conhecida entre nós como lentilha, de cor acinzentada escura (...) o Urad dahl é mais rico em proteínas do que a carne. Não deve ser consumido mais do que uma vez por semana." (p. 24).

Vamos a ela:

            GUJARATI URAD DAHL
            Dahl com iogurte


            Preparação e cozimento: cerca de 1 hora.

200 gramas de urad dahl escolhido e lavado (1 xicaras e 1/2)
2 litros de água (8 xfcaras)
250 gramas de iogurte (1 xícara)
1 colher de sopa de ghi
1colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sementes de mostarda preta
1 pitada de cúrcuma
2 pimentas fortes amassadas
folhas de louro (ou de nima)
sal
rodelas de limão

Numa panela grande, ferva a água com o dahl, a cúrcuma, o louro e o sal. Tampe 3/4 da panela e deixe ferver ate que o dahl esteja macio (aproximadamente 45 minutos). Pode-se, também, deixar de molho algumas horas antes de cozinhar, economizando tempo. Quando estiver quase cozido, aqueça o ghi numa panela e doure a mostarda (tampe a panela, pois as sementes saltam) e, em seguida, a pimenta. Junte esta massala ao dahl e acrescente o iogurte e o açúcar. Misture tudo cuidadosamente. Se achar que o dahl está muito grosso, junte urn pouco mais de água quente e deixe ferver por mais alguns minutos. Para acompanhar este dahl, recomenda-se legumes, pão e arroz simples. Sirva em tigelinhas indi­viduais enfeitadas com uma rodela de limão.

(Fonte: "Gosto Superior - Receitas Vegetarianas da Índia", p. 86 - Fundação Bhaktivedanta, São Paulo, 1992)


Para esta receita, segui as quantidades recomendadas da lentilha e da água, para evitar que a consistência pudesse ser alterada. Escolhi os grãos, lavei e deixei de molho por uns 30 minutos. Coloquei a água para ferver e fui preparando os temperos (nesta parte fiz tudo do meu jeito, pois não tinha nenhum dos ingredientes solicitados pela receita original). Então refoguei alho espremido e cebola em um pouco de manteiga. Depois que estava no ponto, fui acrescentando as especiarias que uso habitualmente: canela, curry, pimenta do reino, pimenta branca, páprica doce e pimenta-calabresa. Desta última, só usei umas 4 sementinhas! Afinal, o dahl é indiano, não mexicano! =] Também tinha três tomates e um pimentão-vermelho à disposição (desse só usei metade). Retirei as sementes, piquei tudo e acrescentei aos temperos - primeiro o pimentão e depois o tomate.

Depois que os vermelhinhos estavam no ponto, acrescentei a lentilha - previamente escorrida - e refoguei bem. Acrescentei a água fervente e um pouco de sal. Tampei a panela e deixei cozinhando em fogo baixo, mexendo vez ou outra. Quando a lentilha estava macia, acertei o sal e deixei a panela semi-tampada. Confesso a vocês que por um momento achei que não fosse dar certo... Achei que a consistência não estava legal... "Será que deveria ter posto a água aos poucos?" Mas não desanimei! Mexia de vez em quando, por vezes deixava a panela completamente destampada e, aos poucos, o dahl foi encorpando. Quando achei que já estaria bom, desliguei o fogo e deixei esfriar um pouco, para ver como ficaria a consistência. E ficou uma beleza mesmo! 
Me deliciei com esta fumegante caneca deste dahl, que aqueceu minha barriguinha e minha alma...

2 comentários:

  1. Ai, q saudade da sua comida!!! Precisamos fazer outro encontro de nirvana total!!Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Não escreveu mais Leila, tava adorando ler!
    Bjãoo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!