domingo, 18 de setembro de 2011

Gosto superior

Depois de reafirmar minha decisão ao adotar uma dieta vegetariana, as questões agora são menos 'existenciais' do que práticas. Afinal, é possível preparar refeições equilibradas sem carne? É possível preparar refeições saborosas sem carne? Posso lhes afirmar que a resposta para estas duas perguntas é um retumbante SIM!!!  Ainda mais depois de conhecer o +Ra, recém-inaugurado no Templo Hare Krishna na Tijuca, onde eu e minha amiga Teteca apreciamos as deliciosas refeições lacto-vegetarianas servidas aos finais de semana. A comida lá é maravilhosa e o ambiente é profundamente acolhedor. Após a refeição, a sensação é de plenitude e paz de espírito.

Tendo em vista que eu confio que o destino está sempre a nosso favor e acredito na máxima "quando o discípulo está pronto, o mestre se apresenta", em minha primeira visita ao "+RadheShyamRefeitorio Vegan-lactovegetariano", após o almoço conhecemos o bazar do templo, onde está à venda uma variedade de produtos. Lá encontrei um exemplar do livro "Gosto Superior - Receitas Vegetarianas da Índia", publicado na década de 90 pela Fundação Bhaktivedanta. Não pensei duas vezes em adquiri-lo! E, além de me deliciar com o maravilhoso cheiro de incenso que suas páginas exalavam, tive a certeza de que ele seria meu roteiro nesta nova viagem de descobertas gastronômicas e interiores.

Folheando (ou melhor, devorando) o livro, pude comprovar o quanto a culinária vegetariana (sobretudo a indiana) é rica e saborosa. Cheia de detalhes - é um verdadeiro ritual - uma vez que "comer é também um ato de devoção". Sempre me senti atraída pela cultura indiana, principalmente os aspectos sobre o hinduísmo e a culinária. E também adoro caprichar nos temperos e especiarias, tal como a comida indiana pede. Não poderia ser melhor!

Então, a ideia é que eu possa experimentar as receitas deste livro - dando uma 'abrasileirada' quando necessário, visto que provavelmente será necessário fazer adaptações. Ele será minha inspiração para criar, a partir do que me der na telha e do que eu tiver na geladeira! =]  Sendo assim, pretendo compartilhar neste blog minhas experiências culinárias baseadas numa dieta livre de carnes. Reunirei aqui as receitas vegetarianas que eu experimentar, testar, inventar, ou encontrar por aí. Eventualmente, também indicarei restaurantes e estabelecimentos nos quais se encontre uma saborosa comida vegetariana - tais como o "Radhe Shyam".

Este é sobretudo meu diário de bordo numa jornada que vai muito além da cozinha. Espero que ele possa inspirar outras pessoas a explorarem o que a gastronomia vegetariana tem de melhor a nos oferecer. Repare que pouco irei me referir às quantidades quando relatar adaptações de receitas, pois geralmente utilizo a intuição (ou 'olhômetro', se assim preferir chamar...) quando invento alguma coisa. Então, não se aborreça se não descrevo todas as minhas receitas nos mínimos detalhes... Não pretendo publicar aqui um 'protocolo', mas sim relatar a experiência criativa. Convido você a 'repetir intuitivamente' minhas receitas. Ou, quem sabe, 'reinventar minhas invenções'. Do seu jeito. Que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!